Projeto Social
TREINAMENTO EM MASSA
Conheça o Projeto

Sobre o Projeto

Tempo é vida quando se trata de coração

No Brasil, morrem, por dia, cerca de 720 pessoas vítimas de ataques do coração. É uma morte a cada um minuto e meio, sendo a maioria por infarto agudo do miocárdio. Esta é a maior causa de morte na população adulta em nosso país.

Medidas simples, como aprender a reconhecer os sintomas, e principalmente, perceber a proximidade de uma parada cardíaca, pedir ajuda ao serviço de emergência e iniciar as compressões torácicas corretamente podem aumentar até quatro vezes as chances de sobrevivência.

A Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo realiza treinamentos desde 2001. Recentemente, assumiu o desafio de treinar alunos das escolas a partir do oitavo ano.

O primeiro obstáculo nos treinamentos é o custo do manequim utilizado para que os alunos exercitem as compressões torácicas. Graças a um projeto inovador de um diretor da SOCESP, que desenvolveu um manequim alternativo inédito no mundo e com eficácia cientificamente comprovada, os alunos poderão construir seus próprios manequins com material reciclável. O passo a passo para a confecção do modelo está disponível para visualização. (clique aqui).

Gostaríamos de convidar você a participar deste projeto de ressuscitação cardíaca! Afinal, as chances das eventuais vítimas de parada cardíaca aumentam em até quatro vezes quando esse socorro – a massagem cardíaca – é prestado de imediato.

Assinatura Agnaldo Piscopo

Agnaldo Piscopo
Diretor do Centro de Treinamento da SOCESP

PÚBLICO EM GERAL

O projeto é aberto ao público em geral e qualquer pessoa pode participar, basta inscrever-se e montar o manequim para treinamento.

O Manequim

Passo a passo

MATERIAIS

  • 1 camiseta antiga
  • 1 garrafa PET de 2 litros ou 2,5 litros
  • Isopor ou outro material, como jornal, papel ou tecido (quantidade suficiente para encher a camiseta)
  • Grampeador
  • Fita adesiva
  • 1 cordão

1º passo – Grampeie a barra e as mangas da camiseta. Se ela for muito grande, você também terá que grampear as laterais.

2º passo – Depois de grampear, você precisará do material reciclável para encher a camiseta. Comece preenchendo a base e depois as mangas. A camiseta precisa estar cheia, mas é importante deixar espaço para a garrafa PET.

3º passo – Com cuidado, coloque a garrafa PET. A garrafa precisa ser o tórax do boneco, então preencha com material escolhido para que a garrafa fique no meio da camiseta.

4º passo – Dobre a gola da camiseta e grampeie. Pode usar o grampeador quantas vezes achar necessário, para que o isopor ou jornal não saiam da camiseta.

5º passo – O cordão será utilizado para segurar a garrafa PET na gola da camiseta e deve ser amarrado com força. Se precisar, pode pedir ajuda de um colega para que segure a camiseta enquanto você amarra o cordão.

6º passo – O boneco está quase pronto! Nas costas da camiseta, cole a cabeça com fita adesiva. Você pode apoia-la na garrafa PET para ficar centralizada. Também pode colocar bastante fita para que não solte durante a massagem cardíaca.

7º passo – Seu manequim está pronto para o treinamento, mas lembre-se que a garrafa precisa estar centralizada. Guarde-o em um local seguro, pois você utilizará o boneco para aprender a massagem cardíaca e salvar vidas!

Inscrições

Garanta sua vaga!

O objetivo deste projeto é levar conhecimento sobre o que fazer em uma situação de emergência, como a Parada Cardiorrespiratória. E qualquer pessoa é capaz de salvar uma vida! Pensando nisso, o Centro de Treinamento SOCESP realiza o Treinamento em Massa todos os anos com inscrição totalmente gratuita.

Para participar deste projeto tão importante, você só precisa se cadastrar, levar seu boneco e comparecer ao Conjunto Nacional no Dia Mundial do Coração (terça-feira, 29/09) no horário agendado (a ser escolhido no momento da inscrição).

Local do Evento

Conjunto Nacional

A 2ª Edição do Treinamento em Massa 2015 acontecerá no Conjunto Nacional, no Dia Mundial do Coração.

Endereço

Avenida Paulista, 2073 – 2º piso (antigo Fasano)
Consolação – São Paulo – SP
CEP: 01311-940

O metrô mais próximo é o da Consolação e o Conjunto Nacional fica entre a Rua Augusta, Rua Padre João Manoel e Alameda Santos.

Galeria de Fotos

Veja mais detalhes

Realização
SOCESP
Apoio